segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tempo de Mudanças

O ano de 2010 vem nos agraciando com muitas novidades em relação ao desenvolvimento sustentável, desde candidatos (mesmo não se elegendo) aptos a transformar um país a concertos de música que vão mexer com a cabeça de varias ao que se diz respeito sobre um modo de vida sustentável.
As eleições desse ano nos mostraram como a mudança pode nos atingir de maneira rápida, a até pouco tempo não teríamos a menor ideia de um candidato que respeita o meio ambiente.Que usasse batom de raspas de beterraba e não um batom que sua embalagem demoraria 150 anos ou mais para se degradar. Um candidato à altura de nosso eco-sistema, mas por fim a democracia vence. 
A Braskem, líder petrolífera na América do Sul pensou no que seria a falência de muitas empresas desse ramo, um modo criar plástico sem precisar utilizar seu principal e pior componente, o petróleo. No dia vinte e quatro de setembro, em Triunfo no Rio Grande do Sul foi inaugurada a primeira fábrica de eteno derivado de etanol do planeta, que por fim acaba por transformada em polietileno verde, mais conhecido das embalagems com plástico menos duro. Esta ainda não é uma batalha vencida já que o plástico que utilizamos em para choques de carro, e em outras bases que nescessitam de mais resistência ainda não é produzido em escala comercial e barata. E também porque esse polietileno não é biodegradável, mas é mais reutilizável que os plásticos normais.
Por fim, entre os dias nove e onze de outubro de 2010 acontecerá no interior de São Paulo o festival SWU, com a apresentação de setenta bandas do Brasil e do mundo, de diversos gêneros mas com apenas uma condição, tornar esse show o mais sustentável possível e mudar opiniões pelos fãs e as pessoas que ouvirem falar desse show. O ano de 2010 promete mudar muitos conceitos e finalmente atrair alguma atitude para mudar essa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário